← Voltar Publicado em

Coisas que todo ansioso deveria ler:

post fictício

O que fazer durante uma crise de ansiedade:

1. respire fundo

Parece óbvio, mas esses métodos ajudam a controlar a respiração, mantendo seu rítmo cardíaco normal, assim será mais fácil para se concentrar.
Inspire por 4’’ (segundos), prende a respiração por 7’’ e esvazie os pulmões por 8’’. É recomendado fazer essa respiração diafragmática pelo menos 5 vezes.

2. observe o ambiente a seu redor

Quando estiver observando diga o nome dos objetos a sua volta, uma distração simples ajuda a acalmar o coração acelerado e tranquilizar a mente. Quanto mais pensar em suas preocupações, maior ficará a ansiedade.

3. entenda o seu medo

Tendemos a ter medo do que possa acontecer no momento da crise, medo do futuro, nesse momento precisamos entender que essa preocupação não aconteceu ainda e é provável que não aconteça. Tente pensar no seu presente e o que está acontecendo naquele momento. Fazer afirmações positivas, tais como “Está tudo bem comigo e à minha volta” e “Não há motivo para preocupação” ajudam bastante.

4. repita suas qualidades

Quando se sentir inseguro, tente pensar em suas qualidades mesmo que seja difícil. Repita para si o que gosta em você e o que te faz se sentir bem. Nessas situações é muito comum pensar somente em coisas ruins e depreciativas, por isso é um ótimo exercício para entender que todos possuem defeitos e qualidades também.

5. combata pensamentos negativos 6. Aplicar gelo

Momentos bons e ruins são passageiros, entenda que essa fase irá passar. Pense em momentos felizes que vivenciou e que quer vivenciar. Lembranças com amigos, familiares e parceiros te ajudarão a se conectar com o presente e perceber que é só um momento ruim e que já superou coisas piores.

E se puder converse com alguém ou escreva sobre o que está sentindo, é bom colocar para fora todos os pensamentos negativos e entender que irá passar.

6. Aplicar gelo

Aplicar um cubo de gelo na palma da mão ajuda a desviar o foco da crise, ativando receptores neurológicos que levam ao relaxamento,

Post para instagram