← Voltar Publicado em

Como diminuir sua ansiedade em 8 passos

É possível controlar a ansiedade mudando algumas coisas no dia a dia

A ansiedade é uma reação do nosso corpo a qualquer “ameaça” ou preocupação, aparece em momentos como entrevista de emprego, uma reunião importante ou algo que irá fazer pela primeira vez. Essa é uma resposta natural, está ligada ao medo que sentimos de algumas situações. Porém, é necessário observar quando começarem a ser recorrentes e atrapalhar o dia a dia.

Quando a ansiedade é desencadeada fica evidente alguns sintomas, como: taquicardia, aumento da frequência respiratória ou falta de ar, sudorese, tensão muscular, dor de cabeça. Também possui sintomas comportamentais, cognitivos e emocionais, na maioria das vezes apresentarão impulsividade, falta de concentração e sentimento de incapacidade. A crise de ansiedade ocorre quando forem manifestados de uma só vez, com vontade de chorar (principalmente com uma sensação de que irá morrer)

Fique sempre atento a frequência que sentir esses sintomas, uma vez que pode se transformar em transtorno de ansiedade generalizada, este sendo um distúrbio caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”. Sempre procure um médico, ele irá diagnosticar e mostrar qual a melhor forma de lidar com isso.

Esses passos irão ajudar a ter um certo controle e possibilidade de relaxamento, teste até achar o que melhor se adéqua a você:

1. Controlar seus pensamentos

Essa é uma das mais difíceis, pois o ansioso não consegue simplesmente para de pensar. Mas quando colocado um horário específico para pensar em todas as dúvidas, medos e problemas, fica mais fácil para entendê-los e perceber que não é tão grave quanto imaginava.

A partir de pensamentos negativos criamos uma realidade alternativa onde o medo persiste, quando colocados de forma real, de como aquele medo aconteceria na realidade, percebemos que é muito provável que não aconteça, visto que esses pensamentos são distorcidos para nos deixar estático.

Dessa forma, escrever o que está acontecendo e o que está pensando ajuda a ter mais clareza do real problema.

2. Organizar sua rotina

Em muitos momentos para quem sofre de ansiedade, o que está por vir, um futuro incerto causa pânico e medo irracional. Uma boa forma de resolver isso é criando uma rotina diária, com objetivos, tarefas, lembretes… tudo que poderia ser antecipado para não se sentir confuso.

Poderá realizar esse cronograma durante à noite, antes de dormir já que muitas vezes somos tomados por pensamentos do dia seguinte. Faça uma lista, planeje seu dia de forma que não ficará sobrecarregado e terá clareza em seus objetivos. Mas lembre-se, imprevistos acontecem e precisamos aprender a lidar com eles.

3. Fazer atividades físicas e meditação

Uma das coisas que todo profissional te dirá é se exercitar. A atividade física ajuda a liberar nossos ‘hormônios da felicidade’, a serotonina que nos deixa levemente calmos. Além disso, diminuem a ansiedade trazendo relaxamento, reduzindo os pensamentos negativos.

Procure algo que goste, chame um amigo ou familiar para não desanimar, pode ser treinar em casa ou na academia, correr ou fazer uma caminhada, nadar ou qualquer atividade que te distraia e deixe feliz.

A meditação também é um ótimo auxílio para a ansiedade, muitas pessoas não conseguem e já desistem, mas tudo precisa de tempo para se acostumar. Procure meditações guiadas curtas (a Netflix possui uma que ajuda a dormir: headspace, guia para dormir melhor), assim será mais fácil se concentrar no presente e controlar sua respiração.

4. Dormir bem

Ter uma rotina para uma boa noite de sono auxilia muito no resto do seu dia. Procurar tomar um chá calmante, comer 1h antes de deitar, desligar a tv. e evitar mexer no celular, ter um horário para dormir e acordar todos os dias. Anotar as tarefas e pensamentos antes de dormir irá diminuir suas preocupações. Assim ficará mais fácil de descansar e seguir o resto do dia bem.

5. Buscar o que te dá prazer

Todos nós precisamos de hobbies que nos tragam bem-estar e distração, mas especialmente para quem sofre de ansiedade. Encontrar algo prazeroso, que acalme a mente e te deixe leve é uma das melhores formas de lidar com esse problema. Tenha um momento do dia para isso, reserve pelo menos 1 hora, faça algo que goste ou descubra novos hobbies que te ajudem a relaxar.

Escrever o que está acontecendo, seus sentimentos e medos, é uma forma de passar o tempo e entender o porquê de estar assim, pintar exercita sua criatividade ou fazer algum trabalho manual, ler um livro, passear com os pets, existem diversas formas de diminuir a ansiedade fazendo o que te dá prazer.

6. Atenção a alimentação

Para quem sofre desse mal a alimentação é geralmente negligenciada, comemos muito ou nada. Não existe meio-termo, por isso é importante prestar mais atenção ao que ingere e ter uma alimentação balanceada, não deixando de comer o que gosta necessariamente, mas diminuindo a quantidade de alimentos com alto teor de gordura e açúcar.

Existem alimentos saudáveis ricos em triptofano, um aminoácido essencial para produzir serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade. Tente introduzir peixes, queijo, castanha-do-pará, amendoim, ovos e banana, por exemplo, em sua alimentação.

Importante lembrar que tomar muito café pode piorar a sua ansiedade, então tente reduzir a quantidade para uma ou duas xícaras por dia e antes das 18h. Acrescentando chás de cidreira e camomila para ter uma boa noite de sono.

7. Encontrar um propósito

Pesquisas mostram que quando temos um propósito ou quando colocamos o foco em algo além de nós mesmos, conseguimos lidar melhor com as cobranças criadas em nossas mentes. 

Ser voluntário, ter um animal de estimação, ter uma rede de apoio, tudo isso irá mostrar o quanto somos necessários e, partir do momento que conseguimos ver esses motivos, encontramos nosso propósito. Tenha sempre em mente o presente, o que está vivendo e as coisas que transformam sua vida em algo maior.

8. Procurar ajuda

Não é fácil controlar isso sozinho, o primeiro passo e o mais importante para conseguir lidar com a ansiedade é procurar um profissional, um que sinta mais segururança e conforto. Assim irá descobrir o que realmente tem, como tratar e manter uma vida saudável. Cuidar da saúde mental é o melhor autocuidado que podemos ter.